O Tribunal de Justiça Desportiva do Amazonas (TJD-AM), em parceria com a Federação Amazonense de Futebol (FAF), promoveu nesta quinta-feira (08/05) um ciclo de palestras voltado à capacitação e atualização de profissionais que atuam na arbitragem, auditoria, procuradores e defensores esportivos. Com foco em temas como Direito Desportivo, Técnicas de arbitragem e Sociologia do Esporte, o evento contou com a participação de especialistas de reconhecimento internacional.
O evento foi realizado no auditório da FAF, que vem reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento técnico e institucional do futebol amazonense. Mediado pelo Dr.Hugo Ribeiro, presidente do TJD-AM, a atividade inédita deve se expandir futuramente para o público geral, destaca Ribeiro.
"Quero agradecer a FAF e a Comissão Estadual de Arbitragem, em nome dos presidentes Rozenha e Rodrigo Novaes, que juntamente com o TJD-AM, puderam propiciar aos auditores, procuradores e defensores esse evento internacional. Uma palestra que contou com quatro palestrantes de nível exuberante, dois internacionais que vieram diretamente de Portugal, a doutora Patrícia e o doutor Rui, que a gente agradece imensamente a participação. Foi um debate enriquecedor e a gente espera em breve realizar mais eventos assim para o público externo", destacou Hugo Ribeiro.
Durante o ciclo, foram abordados debates voltados à reflexão crítica e à valorização da diversidade no esporte, os desafios do esporte em contextos multiculturais, a análise sociológica das dinâmicas esportivas em sociedades diversas, o papel transformador do esporte na inclusão social, e o fortalecimento da presença feminina nos ambientes esportivos, seja como atletas, árbitras, técnicas ou auditoras.
"Com certeza essas palestras vão trazer bons frutos para o nosso tribunal, creio eu que é só o começo, um primeiro passo, através do nosso presidente Hugo Ribeiro, que vem pensando nos auditores para que eles venham se capacitar ainda mais. Porque quando estamos julgando, muitas das vezes temos esses critérios, mas trazendo uma experiência de fora, que venha enriquecer o nosso conhecimento e nossas opiniões vai fortalecer ainda mais o futebol amazonense", comentou o auditor da 1° comissão disciplinar, Lucas Rocha, participante do evento.
A atividade contou com Patrícia Soares Borges, Árbitra Internacional; Maurício Correia de Veiga, Professor de Direito Esportivo; Rui Garcia, Doutor em Antropologia e Sociologia do Jogo e Jeferson Jurema, Professor, Doutor e Coordenador do Curso de Educação Física mediado por tecnologia em 13 municípios.